| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

REVISTA FORMAS & MEIOS
Desde: 03/02/2005      Publicadas: 754      Atualização: 31/10/2005

Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA


 CARANGO

  12/02/2005
  0 comentário(s)


FUSCA - O MITO E SUA EPOPÉIA

O Fusca foi um projeto encomendado pelo governo nazista de Adolf Hitler ao engenheiro Ferdinand Porsche. Hitler desejava um carro de fácil produção e preço acessível. Veio então, o nome
Volkswagen que significa " Carro do Povo".

O primeiro projeto de Ferdinand Porsche foi o Volkswagen Sedan - como era conhecido, e foi equipado com um motor de dois cilindros, refrigerado a ar, com rendimento aquem do esperado. Oficialmente, o VW Sedan foi lançado em 1935 pelo seu projetista, atingindo a expectativa de seu idealizador, Adolf Hitler, de custar aproximadamente 1 000 marcos. Muitos testes foram feitos e chegou-se ao motor de quatro cilindros, opostos dois a dois e foi denominado boxter, que também era refrigerado a ar. Outra novidade era a suspensão independente na dianteira, que funcionava por meio de barras de torção. Foi um projeto revolucionário, até então nenhum automóvel possuia um motor com refrigeração a ar e suspensão independente, pois os automóveis da época usava feixes de molas ou helicoidais. O primeiro veículo fabricado para o mercado alemão era equipado com o já conhecido motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio sêco de quatro marchas- outra revolução pois os carros da época possuiam apenas três marchas.
Em 1939, devido a Segunda Guerra Mundial, o Fusca acabou virando um veículo militar. Vários derivados foram feitos, desde jipes até um modelo anfíbio, o Shwinvagen com apenas três unidades no mundo, uma delas está no Brasil. No término do conflito, a fábrica em Hannover completamente em ruinas, o que por pouco não pôs fim ao modelo.

O RENASCIMENTO DA LENDA

O projeto havia sido abandonado e, graças ao major Inglês Ivan Hirst o Fusca voltou com força total, devido investimento do então novo proprietário, visto que nenhum dos antigos projetistas, designers e engenheiros foram encontrados. A fabricação foi retomada no final de 1945, e o Fusca passou a ser utilizado em serviços de primeira necessidade, como atendimento médico, correio e outros. Dois anos depois já estavam em circulação mais de 10 000 unidades, sendo que 4 000 foi destinada à exportação. Em 1949, o carro atingiu popularidade nos Estados Unidos, um dos palcos e mercado em que a disputa é acirrada, com veículos grandes e seus motores possantes e imagem construida de um carro bom e barato.

TERRAS TUPINIQUINS

O Fusca apareceu no Brasil em 1950. Um empresário paulista adqüriu um modelo importado e, cerca de 30 exemplares foram trazidos. Nascia então uma paixão entre os brasileiros e o seu carro mais popular. No ano de 1953, a produção mesmo artesanal dava o pontapé inicial em um galpão alugado em São Paulo. A montadora três anos depois resolveu ter sua própria fábrica, iniciando a construção de sua primeira unidade no país, com 10 000 metros quadrados, em São Bernardo do Campo. O primeiro veículo fabricado pela empresa no Brasil não foi o Fusca. A primazia coube à perua Kombi no ano de 1957 que, somando a sua produção com a do Fusca, a VW atingiu a marca de 2.500 unidades. Em 1967, ocorreu a primeira mudança com a adoção do motor 1 300- cúbicos, de 45 cv, e mais novo escapamento e vidro traseiro 20% maior. Atingiu a marca de 500 000 unidades. Em 1972, atingiu 1 milhão de unidades, graças às novas versões e motores feitas em 1968, caixa de direção que passou a ser lubrificada com graxa em vez de óleo. Vários derivados surgiram: Fusca 1500 [Fuscão], Volkswagen 1600 " Zé do Caixão", TL e Variant que utilavam também motor 1600 a ar.

FUSCA NÚMERO 21 529 464
O ano de 1986 foi triste para os amantes do Fusca, pois a fabricante alemã decidiu não fabricar mais o veículo no Brasil, mantendo somente a Kombi em atividade. Apenas a fábrica da VW, em Puebla, no México, permaneceu fabricando o Vocho, é assim que o Fusca é conhecido por lá. Em 1993, o então Presidente da República Itamar Franco assinou protocolo de intenções para fabricação dos primeiros VAM [ Veículos Avançados de Manufatura], que seriam montados fora da linha de produção para realizar alguns aperfeiçoamentos no Fusca. Em 1993, com motor 1 600 a álcool, refrigerado a ar, câmbio 4 marchas, catalisador, sistema de freios hidráulicos de duplo circuito, barra estabilizadora dianteira e traseira, pneus radiais, cintos de 3 pontos, chassi pintado junto com a carroceria, seria relançado em 23 de setembro de 1993. A sobrevida duraria apenas três anos. Neste período, em janeiro de 96, a câmara dos vereadores de São Paulo instituiu e o prefeito Paulo Maluf aprovou o 20 de janeiro como o dia do Fusca. No méxico, foi fabricado até 30 de julho de 2003, quando a VW resolveu colocar fim numa história de 70 anos de um dos maiores sucessos da indústria automobilística. A unidade número 21 529 464 recebeu placa comemorativa e foi direto para o museu da montadora, em Wolfsburg, na alemanha. O último Fusca fabricado no mundo fazia parte de uma série especial de 3 000 unidades com motor 1 600 de 46 cv e recebeu o nome de " Última Edición" disponível apenas nas cores Azul Aquarius e Bege Luna, no valor de U$ 13 000. Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Beetle, Bug, Vochito, Maggiolino e Fusca -como são chamados nos lugares de origem, marcou a vida de muitos no mundo. [ Francisco Martins ]

FUSCA - O MITO E SUA EPOPÉIA



  Mais notícias da seção CARROS no caderno CARANGO
09/09/2005 - CARROS - MIURA: UM FORA - DE - SÉRIE
Com a liberação dos importados em 1993, os clientes cativos do Miura, os jogadores de futebol, o trocaram pelo status de esportivos estrangeiros.Um dos maiores sucessos desse período da história automotiva do Brasil foi sem dúvida o Miura. Produzido em Porto Alegre por uma empresa fabricante de bancos e distribuidora de acessórios, a Aldo Auto Cap...
06/09/2005 - CARROS - Não parece, mas é
Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a aparência típica da l...
11/08/2005 - CARROS - CLÁSSICOS AUTOMOTIVOS NA ITÁLIA
" Entre Brescia e Modena, 375 raridades percorrem 1 600 Km em rodovias comuns "A 23ª edição da mais tradicional prova de longa duração feita com veículos antigos do mundo foi realizada neste dia 21 de maio, em Modena - Itália. Uma verdadeira multidão em torno a Viale Vittorio Veneto. A prova teve início exatamente às 17h45 - horário local-, e eis q...
10/08/2005 - CARROS - CINQÜENTA ANOS DA BMW ROMI-ISETTA
O BMW para pobre, como era chamado, foi o primeiro carro a permitir aos alemães a liberdade de viajar pelo próprio país. No ano de 1955, vários foram os acontecimentos importantes como a volta para casa dos 9.626 prisioneiros de guerra alemães que estavam na extinta União Soviét...
29/07/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ 450 SEL 6.9
" Esse modelo tinha como característica a figura do motorista. Na década de 70, a crise do petróleo gerou efeitos negativos as relações comerciais em todo o mundo, prejudicou projetos em andamento e imprimiu medo dentro das empresas graças a ameaça de falta de uma das principais fontes de energia utilizadas pelo homem. Falando-se de indústria auto...
07/06/2005 - CARROS - CARRO ANTIGO: SEGURO COM RESTRIÇÕES
O crescente número de interessados por carros antigos chamou a atenção das principais seguradoras que, passaram a ver os proprietários de "velhinhos" com outros olhos. Querendo uma fatia do mercado, a Indiana Seguros lançou um produto específico para esse público. Segundo Vander Armeda, coordenador de produto, "quem for dono de veículo inscrito em ...
28/05/2005 - CARROS - Motos e motociclistas
A sensação de liberdade, aventura e velocidade são os principais fatores de sedução para os usuários e adeptos do motociclismo. Em 1904, a Harley - Davidson iniciou sua produção artesanal, fazendo valer cada centavo investido em sua compra. Uma Harley é comparada a um cheque visado: seguro. As Harley conquistaram até o governo brasileiro, tendo a p...
18/05/2005 - CARROS - SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
Em sua 23ª edição, o Salão Internacional do Automóvel apresenta aproximadamente 400 supermáquinas que levarão os visitantes à sonhar. Veículos que atingem velocidades alarmantes, que vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,7 segundos. Fabricado em fibra de carbono e alumínio, como o Audi Le Mans, com motor de 610 cavalos e que chega para o evento...
18/05/2005 - CARROS - DION & BOUTON
Já falou-se de inventores como Panhard e Levassor, grandes homens que contribuíram em muito com o desenvolvimento do automóvel. Um homem o Sr. Albert de Dion, mais conhecido como o marques de Dion, filho de uma família nobre da Bélgica, nasceu no ano de 1856 em Carquefou, perto de Nantes, França. A feliz associação foi com George Bouton, mecânico...
18/05/2005 - CARROS - ANDRÉ CITRÖEN
No ano de 1878, nasceu André Citroen. Os franceses nessa época já tinham o costume de inovar e de aprimorar muitos inventos e se antecipavam, mas näo esperavam o que estava para acontecer."André Citroen era de uma família humilde decendente de Holandeses. Jovem recém-formado pela escola politécnica de Paris, em 1892 aos 24 anos, fundou sua própria ...
12/05/2005 - CARROS - GRAND TORINO: LENDA SOBRE RODAS
A indústria norte-americana sempre produziu carros com motor de grande capacidade volumétrica. Os muscle car [carros musculosos] estão no imaginário dos amantes da velocidade. Uma lenda sobre quatro rodas está de volta: O Grand Torino. Imortalizado no seriado televisivo Starsky&Hutch, nas dácadas de 70 e 80, o carro estréa na telona para delírio...
03/05/2005 - CARROS - Feira de Autos
CARROS ANTIGOS, MOTOS E ROCK N' ROLLMotos incrementadas, peças raras, jeeps e carros levam semanalmente centenas de colecionadores e aficcionados pelo antigomobilismo. A feira tem uma nova atração, o Rock n'Roll é um combustível a mais para os freqüentadores. Aliás carro e rock, tudo...
03/05/2005 - CARROS - ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS
Do dia 21 a 24 de abril as atenções estarão voltadas para o X Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia, cerca de 180 Km da capital / SP. 450 carros foram inscritos para o encontro na Praça Adhemar de Barros. Durante o evento será feita uma homenagem aos 80 anos da General Motors do Brasil, que patrocina o encontro. O secretário de Turismo, ...
04/05/2005 - CARROS - GIOVANNI BERTONE - DA CARROÇA À CARROCERIA
Um dos mais famosos do mundo, Giovanni Bertone iniciou sua carreira construindo carroças em Turim - Itália. Somente depois da II Guerra Mundial começou a numerar seus projetos. Além de possuir um estilo pessoal, um carrozziere deve apresentar idéias que aliem bom gosto e funcionalidade. Isso o italiano Bertone sabia fazer como ninguém. Depois de 19...
11/03/2005 - CARROS - LA SALLE - INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA E MERCADO
Nome de um dos modelos da General Motors, criado no ano de 1927. Esses carros, com carroceria de Harley Earl, vagamente inspirados nos Hispano Suiza, foram fabricados para preencher uma lacuna existente entre os modelos Buick e Cadillac. Bem aceita, a linha La Salle teve 27 mil unidades vendidas logo no seu primeiro ano de existência. Naquele ano,...
11/03/2005 - CARROS - PORSCHE 928- UM CLÁSSICO AUTÊNTICO
Por Francisco Martins Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a ...
23/09/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ ASA DE GAIVOTA, 52 ANOS
Desde que o mundo existe, pessoas e empresas se tornam importantes tanto quanto seus feitos, e são considerados históricos e suas decisões capazes de alterar o comportamento da sociedade. Isso acontece constantemente com diretores de filmes como Alfred Hitchcock cujas produções tornaram-se clássicos. Na linha automotiva as coisas são muito parecida...
17/02/2005 - CARROS - MARCADORES
00/00/0000 - CARROS - RR 1978
17/02/2005 - CARROS - SIR ROLLS-ROYCE: O CARRO
Dia 4 de maio de 2004 foi celebrado o centenário do encontro entre Charles Rolls e Henry Royce no Hotel Midland, em Manchester, na Inglaterra. O chá das cinco entre um cavalheiro de elite e um engenheiro mecânico rendeu nada menos do que o início da lendária Rolls-Royce. O primeiro carro da marca apresentado para o público foi o Silver Ghost (Espí...
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 93
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 75
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 63
12/02/2005 - CARROS - MUSTANG : UM PURO SANGUE
Desde o princípio, o objetivo da Ford era produzir um carro esportivo de baixo custo de aquisição e manutenção. Ou seja, a empresa buscava o sonho de milhares de norte-americanos. Exclusivo e acessível no custo para o público americano, o carro era vendido por U$ 2 812. E , o conceito provou estar certo, pois durante os primeiros 90 dias venderam...
11/02/2005 - CARROS - ABADAL
A fábrica espanhola Abadal produziu diversos tipos de veículos, principalmente automóveis, entre os anos 1912 e 1920. Com sede em Barcelona, essa indústria foi fundada por Francisco Serramelera y Abadal, que trabalhava como representante, em Madrid, da fábrica Hispano Suiza. Os primeiros automóveis produzidos por Abadal y Cia. foram um quatro ci...



Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA
Busca em

  
754 Notícias