| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

REVISTA FORMAS & MEIOS
Desde: 03/02/2005      Publicadas: 754      Atualização: 31/10/2005

Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA


 CARANGO

  04/05/2005
  0 comentário(s)


GIOVANNI BERTONE - DA CARROÇA À CARROCERIA

Um dos mais famosos do mundo, Giovanni Bertone iniciou sua carreira construindo carroças em Turim - Itália. Somente depois da II Guerra Mundial começou a numerar seus projetos. Além de possuir um estilo pessoal, um carrozziere deve apresentar idéias que aliem bom gosto e funcionalidade. Isso o italiano Bertone sabia fazer como ninguém. Depois de 1945, data em que passaou a assinar e numerar seus projetos, ele projetou mais de seissentos modelos de carroçaria automobilística, até os modelos recentes. Bertone teve em suas mãos os mais diversos chassis americanos, italianos, franceses, ingleses e alemães, transformando-os em verdadeiros automóveis fora de série. Nascido na cidade de Mondovi, onde trabalhou desde cedo numa oficina, consertando carros agrícolas e carroças. Aos 23 anos, foi para Turim onde permaneceu por seis anos nas oficinas ferroviárias Diatto. A partir daí começou a trabalhar por conta própria construindo carroças. Seu primeiro contato com o automobilismo ocorreu em 1921, quando lhe ofereceram um chassi Spa 9 000 Sport para encarroçar. Outras se seguiram; o número de encomendas cresceu tanto que precisou abandonar as carroças. Sua parceria com a Spa e a Lancia durou muito tempo. Porém, seu nome continuava desconhecido no mundo automotivo; no modelo, aparecia apenas a assinatura da fábrica.
O galpão onde se alojava sua oficina começou ficar pequeno. Bertone mudara-se para uma área de 1 600 metros quadrados, ao lado da fábrica da Lancia. Ao término da II Guerra Mundial, a oficina de Bertone executava serviços para terceiros, mas, em 1934 o carroziere [carroceiro] associou-se a seu filho Giuseppe, de 20 anos, e juntos passaram a produzir seus próprios chassis. Com instalações mais amplas, iniciaram a construção de carrocerias exclusivas, fornecidas diretamente a particulares. Nesse mesmo ano, enfrentou pela primeira vez em sua carreira o julgamento do público, ao apresentar, no Salão do Automóvel de Milão, a Superaerodinâmica 900, um modelo três janelas laterais sobre chassi Fiat Ardita, seis cilindros, três lugares dianteiros juntos [como na Airflow da Chrysler], bancos tubulares, pára-brisas angulados que continuava no teto, rodas de estepe sob o capô do motor- que abrigava também os faróis.
OS PROJETOS ASSINADOS
Após muitos conflitos com a atividade, resolveu arriscar tudo: aumentou a área da fábrica para 8 000 metros quadrados e contratou 150 operários. As mudanças reativaram os negócios da empresa que, voltou a fabricar para terceiros. Construindo para a Fiat as 1 100 Derby nas versões spider e cupê. Fabricadas em série, essas carrocerias foram as primeiras a apresentar o logotipo Bertone. Com a mesma assinatura produziram-se simultaneamente modelos exclusivos, em poucas amostras, como a Fiat 1 400, as primeiras Lancia Aurélia, os Borgward e algumas Ferrari. Porém, foi em 7 de setembro de 1952, na corrida do lago Elkhart, Wisconsin - E.U.A. que o carroziere teve um passo importante para a afirmação do nome: a S.H.Arnolt de Chicago apresentou duas carrocerias Bertone sobre chassi MG modelo TD, uma berlineta e um cupê conversível. A partir deste dia, ele entrou logo no campo da exportação. Novos modelos seus apareciam regularmente nos salões. Em 1952, em Paris, expôs uma Lancia Aurélia e um cupê Abarth de linha aerodinâmica, com três enormes faróis. No ano seguinte, em Turim, apresentou a quinta versão da BAT " Berlineta Aerodinâmica Técnica", sobre chassi 1 900 Alfa Romeo Sprint, com faróis retráteis, vidros inclinados e grandes barbatanas traseiras. Na mesma época lançou a spider Siata V8 modelo 208 S, semelhante às Ferrari. Aos modelos exportados para os Estados Unidos acressentaram-se os MG 2 litros Arnolt-Bristol tipo 404, com carroceria soldada ao chassi.

GIOVANNI BERTONE - DA CARROÇA À CARROCERIA A GIULIETA SPRINT

No Salão de Turim de 1954, Bertone apresentou a Storm Z -250 sobre chassi Dodge modificado, que deixava entrever uma tendência à linha americana, e a BAT 7 sobre chassi Alfa Romeo 1 900 Sprint. Mas o carro que fez sucesso, no entanto, foi a esguia berlineta e a Giulieta exposta no estande da Alfa Romeo. A Giulieta Sprint foi a primeira de uma longa série, que se caracterizava pela agilidade. Estilo moderno, esportivo e aerodinâmica peculiar. Desse modelo, que recebeu o número 37 - Bertone numerou seus projetos partindo do zero, desde que reiniciou suas atividades em 1945, construíram-se mais de 40 mil exemplares, durante treze anos. Concomitantemente à Giulieta Sprint, surgiram o cupê Arnolt-Bristol - 1955, e o cupê Abarth 215 A, que encerrou a série produzida para a SH. Em 1960, somente na indústria Bertone construiram-se 31 mil unidades entre modelos spider Fiat 850, Fiat Dino, Simca 1 200 S cupê, Alfa Romeo Montreal e Lamborghini. Essa produção tornou necessária nova mudança, dessa vez para a cidade de Grugliasco, próximo a Turim, em 1961. A versão cupê 2+2 da Giulieta Sprint; o Aston Martin DB4 " jet " tiveram continuação, e eram fabricados em materiais de liga leve, expostos no Salão de Genebra em 1961. Outra atração criada pelo genial projetista italiano, uma Berlineta Ferrari 250 GT com carroceria em aço inoxidável e faróis protegidos por rede metálica. As BMW 3 200 CS cupê, a ASA Mille, o protótipo ISO Rivolta Grifo e uma berlina para a indústria japonesa Toyo Kogyo. Mas um dos projetos mais interessantes dessa época é o Testudo, baseado no Chevrolet Corvair Monza, que despertou interesse geral no Salão de Genebra em 1963, por tratar-se de um carro grã-turismo, com apenas 106 cm de altura, com santantonio incorporado, faróis totalmente retráteis e lanternas inseridas no pára-choque. O teto, inteiramente de vidro abre-se para permitir o acesso ao interior do veículo, característica comum nos projetos de Bertone. Em 1964, em Paris, foi a vez de apresentar o Canguro, de perfil ainda mais afinado e vidros colocados nos moldes metálicos - sistema usado apenas na indústria aeronáutica-, numa espécie de evolução da Giulia 1 600 Tubolare.
500 PROJETOS EM 7 ANOS
Bertone levara vinte anos -1945 / 1965 para chegar ao projeto número 100- incluindo a preparação de uma carroceria para um Ford Mustang, sob encomenda da revista americana Automobile Quarterly, para ser apresentado no New York Internacional Automobile Show de 1965. No entanto, em sete anos - de 1965 a 1972 ele atingiu o número 600: com a Lancia Fulvia HF Stratos exposta no Salão de Turim em 1971, com motor Dino 2 400 cc. Dos projetos realizados no período de 1965 a 1972 citam-se a Lamborghini P 400 Miura, modelo único no gênero, lançado em Genebra em 1966; o Jaguar PiraÑa, 1967; o Carabo lançado em Paris, em 1968. Originalísmo modelo com linhas refinadas, em forma de cunha cujas portas abrem-se como asas foi montado sobre chassi Alfa Romeo 33. O Runabout de 1969, com dois lugares, motor Autobianchi 112 alojado na traseira, o Panther, seu aerofólio ligava-se hidráulicamente às rodas, de maneira a variar a incidência de acordo com as solicitações- 1968; em 1969, no Salão de Genebra apresentou o BMW Spicub, com teto metálico retrátil; a Alfa Romeo Montreal, em 1970 e a Lamborghini Countach e o Citröen Camargue, em 1972 no Salão de Turim. Recentemente, o centro de estilo Bertone, desenvolveu em conjunto o Alfa GT, carro mostrado no Salão Internacional do Automóvel de 2004, em São Paulo - Brasil.
[Francisco Martins ]









  Web site: www.sinalverde.net


  Mais notícias da seção CARROS no caderno CARANGO
09/09/2005 - CARROS - MIURA: UM FORA - DE - SÉRIE
Com a liberação dos importados em 1993, os clientes cativos do Miura, os jogadores de futebol, o trocaram pelo status de esportivos estrangeiros.Um dos maiores sucessos desse período da história automotiva do Brasil foi sem dúvida o Miura. Produzido em Porto Alegre por uma empresa fabricante de bancos e distribuidora de acessórios, a Aldo Auto Cap...
06/09/2005 - CARROS - Não parece, mas é
Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a aparência típica da l...
11/08/2005 - CARROS - CLÁSSICOS AUTOMOTIVOS NA ITÁLIA
" Entre Brescia e Modena, 375 raridades percorrem 1 600 Km em rodovias comuns "A 23ª edição da mais tradicional prova de longa duração feita com veículos antigos do mundo foi realizada neste dia 21 de maio, em Modena - Itália. Uma verdadeira multidão em torno a Viale Vittorio Veneto. A prova teve início exatamente às 17h45 - horário local-, e eis q...
10/08/2005 - CARROS - CINQÜENTA ANOS DA BMW ROMI-ISETTA
O BMW para pobre, como era chamado, foi o primeiro carro a permitir aos alemães a liberdade de viajar pelo próprio país. No ano de 1955, vários foram os acontecimentos importantes como a volta para casa dos 9.626 prisioneiros de guerra alemães que estavam na extinta União Soviét...
29/07/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ 450 SEL 6.9
" Esse modelo tinha como característica a figura do motorista. Na década de 70, a crise do petróleo gerou efeitos negativos as relações comerciais em todo o mundo, prejudicou projetos em andamento e imprimiu medo dentro das empresas graças a ameaça de falta de uma das principais fontes de energia utilizadas pelo homem. Falando-se de indústria auto...
07/06/2005 - CARROS - CARRO ANTIGO: SEGURO COM RESTRIÇÕES
O crescente número de interessados por carros antigos chamou a atenção das principais seguradoras que, passaram a ver os proprietários de "velhinhos" com outros olhos. Querendo uma fatia do mercado, a Indiana Seguros lançou um produto específico para esse público. Segundo Vander Armeda, coordenador de produto, "quem for dono de veículo inscrito em ...
28/05/2005 - CARROS - Motos e motociclistas
A sensação de liberdade, aventura e velocidade são os principais fatores de sedução para os usuários e adeptos do motociclismo. Em 1904, a Harley - Davidson iniciou sua produção artesanal, fazendo valer cada centavo investido em sua compra. Uma Harley é comparada a um cheque visado: seguro. As Harley conquistaram até o governo brasileiro, tendo a p...
18/05/2005 - CARROS - SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
Em sua 23ª edição, o Salão Internacional do Automóvel apresenta aproximadamente 400 supermáquinas que levarão os visitantes à sonhar. Veículos que atingem velocidades alarmantes, que vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,7 segundos. Fabricado em fibra de carbono e alumínio, como o Audi Le Mans, com motor de 610 cavalos e que chega para o evento...
18/05/2005 - CARROS - DION & BOUTON
Já falou-se de inventores como Panhard e Levassor, grandes homens que contribuíram em muito com o desenvolvimento do automóvel. Um homem o Sr. Albert de Dion, mais conhecido como o marques de Dion, filho de uma família nobre da Bélgica, nasceu no ano de 1856 em Carquefou, perto de Nantes, França. A feliz associação foi com George Bouton, mecânico...
18/05/2005 - CARROS - ANDRÉ CITRÖEN
No ano de 1878, nasceu André Citroen. Os franceses nessa época já tinham o costume de inovar e de aprimorar muitos inventos e se antecipavam, mas näo esperavam o que estava para acontecer."André Citroen era de uma família humilde decendente de Holandeses. Jovem recém-formado pela escola politécnica de Paris, em 1892 aos 24 anos, fundou sua própria ...
12/05/2005 - CARROS - GRAND TORINO: LENDA SOBRE RODAS
A indústria norte-americana sempre produziu carros com motor de grande capacidade volumétrica. Os muscle car [carros musculosos] estão no imaginário dos amantes da velocidade. Uma lenda sobre quatro rodas está de volta: O Grand Torino. Imortalizado no seriado televisivo Starsky&Hutch, nas dácadas de 70 e 80, o carro estréa na telona para delírio...
03/05/2005 - CARROS - Feira de Autos
CARROS ANTIGOS, MOTOS E ROCK N' ROLLMotos incrementadas, peças raras, jeeps e carros levam semanalmente centenas de colecionadores e aficcionados pelo antigomobilismo. A feira tem uma nova atração, o Rock n'Roll é um combustível a mais para os freqüentadores. Aliás carro e rock, tudo...
03/05/2005 - CARROS - ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS
Do dia 21 a 24 de abril as atenções estarão voltadas para o X Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia, cerca de 180 Km da capital / SP. 450 carros foram inscritos para o encontro na Praça Adhemar de Barros. Durante o evento será feita uma homenagem aos 80 anos da General Motors do Brasil, que patrocina o encontro. O secretário de Turismo, ...
11/03/2005 - CARROS - LA SALLE - INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA E MERCADO
Nome de um dos modelos da General Motors, criado no ano de 1927. Esses carros, com carroceria de Harley Earl, vagamente inspirados nos Hispano Suiza, foram fabricados para preencher uma lacuna existente entre os modelos Buick e Cadillac. Bem aceita, a linha La Salle teve 27 mil unidades vendidas logo no seu primeiro ano de existência. Naquele ano,...
11/03/2005 - CARROS - PORSCHE 928- UM CLÁSSICO AUTÊNTICO
Por Francisco Martins Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a ...
23/09/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ ASA DE GAIVOTA, 52 ANOS
Desde que o mundo existe, pessoas e empresas se tornam importantes tanto quanto seus feitos, e são considerados históricos e suas decisões capazes de alterar o comportamento da sociedade. Isso acontece constantemente com diretores de filmes como Alfred Hitchcock cujas produções tornaram-se clássicos. Na linha automotiva as coisas são muito parecida...
17/02/2005 - CARROS - MARCADORES
00/00/0000 - CARROS - RR 1978
17/02/2005 - CARROS - SIR ROLLS-ROYCE: O CARRO
Dia 4 de maio de 2004 foi celebrado o centenário do encontro entre Charles Rolls e Henry Royce no Hotel Midland, em Manchester, na Inglaterra. O chá das cinco entre um cavalheiro de elite e um engenheiro mecânico rendeu nada menos do que o início da lendária Rolls-Royce. O primeiro carro da marca apresentado para o público foi o Silver Ghost (Espí...
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 93
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 75
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 63
12/02/2005 - CARROS - FUSCA - O MITO E SUA EPOPÉIA
O Fusca foi um projeto encomendado pelo governo nazista de Adolf Hitler ao engenheiro Ferdinand Porsche. Hitler desejava um carro de fácil produção e preço acessível. Veio então, o nome Volkswagen que significa " Carro do Povo". O primeiro projeto de Ferdinand Porsche foi o Volkswagen Sedan - como era conhecido, e foi equipado com um motor de do...
12/02/2005 - CARROS - MUSTANG : UM PURO SANGUE
Desde o princípio, o objetivo da Ford era produzir um carro esportivo de baixo custo de aquisição e manutenção. Ou seja, a empresa buscava o sonho de milhares de norte-americanos. Exclusivo e acessível no custo para o público americano, o carro era vendido por U$ 2 812. E , o conceito provou estar certo, pois durante os primeiros 90 dias venderam...
11/02/2005 - CARROS - ABADAL
A fábrica espanhola Abadal produziu diversos tipos de veículos, principalmente automóveis, entre os anos 1912 e 1920. Com sede em Barcelona, essa indústria foi fundada por Francisco Serramelera y Abadal, que trabalhava como representante, em Madrid, da fábrica Hispano Suiza. Os primeiros automóveis produzidos por Abadal y Cia. foram um quatro ci...



Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA
Busca em

  
754 Notícias