| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

REVISTA FORMAS & MEIOS
Desde: 03/02/2005      Publicadas: 754      Atualização: 31/10/2005

Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA


 CARANGO

  28/05/2005
  0 comentário(s)


Motos e motociclistas

A sensação de liberdade, aventura e velocidade são os principais fatores de sedução para os usuários e adeptos do motociclismo. Em 1904, a Harley - Davidson iniciou sua produção artesanal, fazendo valer cada centavo investido em sua compra. Uma Harley é comparada a um cheque visado: seguro. As Harley conquistaram até o governo brasileiro, tendo a polícia Federal adqüirido as para atendimento com escoltas das autoridades e patrulhamento das rodovias federais. Já, em terras brasileiras, a primeira moto data ao final dos anos 40, quando a tradicional fabricante de bicicletas - Monark, tinha em mente expandir no segmento. A tecnologia precisaria ser importada da Inglaterra - BSA, e assim a primeira moto brasileira fora montada com motor e câmbio BSA, e usava os recursos do modelo Bantom 125. No ano de 1951, a empresa passou a usar equipamentos Jawa, vindos da Tchecoslováquia. Dotada de rudimentar monocilíndrico de dois tempos, mal alcançava aos 60 km/h. Porém, se levarmos em consideração a época, até que a velocidade impressiona. Nos dias atuais, a tecnologia propulsora de 125 cc dois tempos, beira fácil aos 15 cv. A "avó" das motocicletas brasileiras não passava de quatro cavalos potência, e ficou em produção até 1960. No final de 1980, foi adqüirida por Sérgio Dratwa que junto com seu irmão Cláudio submeteram-na a profunda reforma de pintura, zincagem, bruzinagem, cilindros e todos os rolamentos.


Motos e motociclistas
ANOS 70


Até o final dos anos 70, os motoqueiros além de sofrerem preconceitos também não tinham muito o que fazer. Nada de trilhas, nada de competições, eventos. Uma das diversões era o encontro aos sábados no parque do Ibirapuera. O lugar ficava lotado de motoqueiros com vestimentas estranhas e escapamentos barulhentos. Mas, a maior glória eram apenas os "galos " na testa conseguido por algum sortudo. Entre eles, o Jacaré que barbarizava sobre duas rodas. No outro extremo da cidade, o pessoal do Falcões Moto-Clube, ralavam duro em um velho galpão da fábrica Philips, em Guarulhos. Depois de alguns retoques nas instalações do prédio, várias reuniões seguiram-se entre as quais a de fundação da Federação Paulista, que em princípio cuidaria dos interesses de todos os Moto-Clubes filiados. Na presença de quase 150 integrantes, Carvalho, presidente do Amazônas MC, ficou encarregado dos trabalhos. Além dos Falcões, estavam Abutres MC [Pateta], Ribel Bikers - Gringo, Corvo MC [ Cigano] e Crânios MC- presidido por Abajur, e as mulheres do Damas de Aço sob comando de Valéria. De 76 a 77 as dificuldades aumentaram, a maioria dos motociclistas ficaram sem motos devido dificuldades com a importação. Mas, logo com a reabertura puderam trazer suas "polidas" às ruas. Com acesso às melhores motos como Suzuki Hayacuba, Kawazaki, todos os modelos da marca BMW, e acessórios em geral: capacetes, macacões e roupas de chuva , e, todos iam paramentados com caveiras, chifres, escapamentos barulhentos e outros. Ou seja, do bom e do melhor. O Megacycle tornou-se um dos maiores eventos, mesmo com todas as divergências e polêmicas, todos iam ao encontro. O evento enraizara-se de tal modo que se o motoqueiro não aparecesse, provavelmente as motos iriam sozinhas.

CONFORTO E VELOCIDADE

A tecnologia avançou mas, até hoje, quem domina o mercado das motos são as "nanicas" da categoria 125, isso é fato consumado. A importação facilitada, juntamente com algumas montadoras instaladas no país ajudou aos motociclistas que puderam importar motos de 1200 cc que antes faziam parte só do imaginário. A marca alemeã BMW, se especializou nos modelos SportTouring [Turismo] para viagens rápidas. A Kawazaki 2 X 12 R por exemplo é um foguete de duas rodas: além de esportividade tem motor de 180 cv. Conforto e segurança é a meta dos fabricantes de motocicletas. Segundo dados da maior fabricante instalada na Amazônia - Manaus, pode-se ter idéia do aumento no consumo de motos. São produzidas mais de 1900 unidades diárias o que significa, a cada 40 segundos "nasce" uma motocicleta. Entre os modelos da fabricante a Gold Wing Gl 1800 foi idealizada para oferecer máximo conforto e segurança nas curvas e motor 1832 cc, 12 válvulas e 6 cilindros. Já a shadow, com seu visual clássico dos anos 50/60, a empresa acertou em cheio, não faltaram saudosistas e ainda é muito vendida, tem 1100 C3 Aereo e é recomendada para lazer e descontração. Porém, apesar de toda tecnologia, facilidades na importação, os preços atrapalham os sonhos de muitos que tem de contentar-se com a campeã de vendas , CG 125 e " namorar " modelos potentes nos Salões. Para datas de eventos consultar o site www.megacycle.com.br

[ Francisco Martins ]






  Mais notícias da seção CARROS no caderno CARANGO
09/09/2005 - CARROS - MIURA: UM FORA - DE - SÉRIE
Com a liberação dos importados em 1993, os clientes cativos do Miura, os jogadores de futebol, o trocaram pelo status de esportivos estrangeiros.Um dos maiores sucessos desse período da história automotiva do Brasil foi sem dúvida o Miura. Produzido em Porto Alegre por uma empresa fabricante de bancos e distribuidora de acessórios, a Aldo Auto Cap...
06/09/2005 - CARROS - Não parece, mas é
Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a aparência típica da l...
11/08/2005 - CARROS - CLÁSSICOS AUTOMOTIVOS NA ITÁLIA
" Entre Brescia e Modena, 375 raridades percorrem 1 600 Km em rodovias comuns "A 23ª edição da mais tradicional prova de longa duração feita com veículos antigos do mundo foi realizada neste dia 21 de maio, em Modena - Itália. Uma verdadeira multidão em torno a Viale Vittorio Veneto. A prova teve início exatamente às 17h45 - horário local-, e eis q...
10/08/2005 - CARROS - CINQÜENTA ANOS DA BMW ROMI-ISETTA
O BMW para pobre, como era chamado, foi o primeiro carro a permitir aos alemães a liberdade de viajar pelo próprio país. No ano de 1955, vários foram os acontecimentos importantes como a volta para casa dos 9.626 prisioneiros de guerra alemães que estavam na extinta União Soviét...
29/07/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ 450 SEL 6.9
" Esse modelo tinha como característica a figura do motorista. Na década de 70, a crise do petróleo gerou efeitos negativos as relações comerciais em todo o mundo, prejudicou projetos em andamento e imprimiu medo dentro das empresas graças a ameaça de falta de uma das principais fontes de energia utilizadas pelo homem. Falando-se de indústria auto...
07/06/2005 - CARROS - CARRO ANTIGO: SEGURO COM RESTRIÇÕES
O crescente número de interessados por carros antigos chamou a atenção das principais seguradoras que, passaram a ver os proprietários de "velhinhos" com outros olhos. Querendo uma fatia do mercado, a Indiana Seguros lançou um produto específico para esse público. Segundo Vander Armeda, coordenador de produto, "quem for dono de veículo inscrito em ...
18/05/2005 - CARROS - SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
Em sua 23ª edição, o Salão Internacional do Automóvel apresenta aproximadamente 400 supermáquinas que levarão os visitantes à sonhar. Veículos que atingem velocidades alarmantes, que vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,7 segundos. Fabricado em fibra de carbono e alumínio, como o Audi Le Mans, com motor de 610 cavalos e que chega para o evento...
18/05/2005 - CARROS - DION & BOUTON
Já falou-se de inventores como Panhard e Levassor, grandes homens que contribuíram em muito com o desenvolvimento do automóvel. Um homem o Sr. Albert de Dion, mais conhecido como o marques de Dion, filho de uma família nobre da Bélgica, nasceu no ano de 1856 em Carquefou, perto de Nantes, França. A feliz associação foi com George Bouton, mecânico...
18/05/2005 - CARROS - ANDRÉ CITRÖEN
No ano de 1878, nasceu André Citroen. Os franceses nessa época já tinham o costume de inovar e de aprimorar muitos inventos e se antecipavam, mas näo esperavam o que estava para acontecer."André Citroen era de uma família humilde decendente de Holandeses. Jovem recém-formado pela escola politécnica de Paris, em 1892 aos 24 anos, fundou sua própria ...
12/05/2005 - CARROS - GRAND TORINO: LENDA SOBRE RODAS
A indústria norte-americana sempre produziu carros com motor de grande capacidade volumétrica. Os muscle car [carros musculosos] estão no imaginário dos amantes da velocidade. Uma lenda sobre quatro rodas está de volta: O Grand Torino. Imortalizado no seriado televisivo Starsky&Hutch, nas dácadas de 70 e 80, o carro estréa na telona para delírio...
03/05/2005 - CARROS - Feira de Autos
CARROS ANTIGOS, MOTOS E ROCK N' ROLLMotos incrementadas, peças raras, jeeps e carros levam semanalmente centenas de colecionadores e aficcionados pelo antigomobilismo. A feira tem uma nova atração, o Rock n'Roll é um combustível a mais para os freqüentadores. Aliás carro e rock, tudo...
03/05/2005 - CARROS - ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS
Do dia 21 a 24 de abril as atenções estarão voltadas para o X Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia, cerca de 180 Km da capital / SP. 450 carros foram inscritos para o encontro na Praça Adhemar de Barros. Durante o evento será feita uma homenagem aos 80 anos da General Motors do Brasil, que patrocina o encontro. O secretário de Turismo, ...
04/05/2005 - CARROS - GIOVANNI BERTONE - DA CARROÇA À CARROCERIA
Um dos mais famosos do mundo, Giovanni Bertone iniciou sua carreira construindo carroças em Turim - Itália. Somente depois da II Guerra Mundial começou a numerar seus projetos. Além de possuir um estilo pessoal, um carrozziere deve apresentar idéias que aliem bom gosto e funcionalidade. Isso o italiano Bertone sabia fazer como ninguém. Depois de 19...
11/03/2005 - CARROS - LA SALLE - INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA E MERCADO
Nome de um dos modelos da General Motors, criado no ano de 1927. Esses carros, com carroceria de Harley Earl, vagamente inspirados nos Hispano Suiza, foram fabricados para preencher uma lacuna existente entre os modelos Buick e Cadillac. Bem aceita, a linha La Salle teve 27 mil unidades vendidas logo no seu primeiro ano de existência. Naquele ano,...
11/03/2005 - CARROS - PORSCHE 928- UM CLÁSSICO AUTÊNTICO
Por Francisco Martins Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a ...
23/09/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ ASA DE GAIVOTA, 52 ANOS
Desde que o mundo existe, pessoas e empresas se tornam importantes tanto quanto seus feitos, e são considerados históricos e suas decisões capazes de alterar o comportamento da sociedade. Isso acontece constantemente com diretores de filmes como Alfred Hitchcock cujas produções tornaram-se clássicos. Na linha automotiva as coisas são muito parecida...
17/02/2005 - CARROS - MARCADORES
00/00/0000 - CARROS - RR 1978
17/02/2005 - CARROS - SIR ROLLS-ROYCE: O CARRO
Dia 4 de maio de 2004 foi celebrado o centenário do encontro entre Charles Rolls e Henry Royce no Hotel Midland, em Manchester, na Inglaterra. O chá das cinco entre um cavalheiro de elite e um engenheiro mecânico rendeu nada menos do que o início da lendária Rolls-Royce. O primeiro carro da marca apresentado para o público foi o Silver Ghost (Espí...
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 93
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 75
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 63
12/02/2005 - CARROS - FUSCA - O MITO E SUA EPOPÉIA
O Fusca foi um projeto encomendado pelo governo nazista de Adolf Hitler ao engenheiro Ferdinand Porsche. Hitler desejava um carro de fácil produção e preço acessível. Veio então, o nome Volkswagen que significa " Carro do Povo". O primeiro projeto de Ferdinand Porsche foi o Volkswagen Sedan - como era conhecido, e foi equipado com um motor de do...
12/02/2005 - CARROS - MUSTANG : UM PURO SANGUE
Desde o princípio, o objetivo da Ford era produzir um carro esportivo de baixo custo de aquisição e manutenção. Ou seja, a empresa buscava o sonho de milhares de norte-americanos. Exclusivo e acessível no custo para o público americano, o carro era vendido por U$ 2 812. E , o conceito provou estar certo, pois durante os primeiros 90 dias venderam...
11/02/2005 - CARROS - ABADAL
A fábrica espanhola Abadal produziu diversos tipos de veículos, principalmente automóveis, entre os anos 1912 e 1920. Com sede em Barcelona, essa indústria foi fundada por Francisco Serramelera y Abadal, que trabalhava como representante, em Madrid, da fábrica Hispano Suiza. Os primeiros automóveis produzidos por Abadal y Cia. foram um quatro ci...



Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA
Busca em

  
754 Notícias