| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

REVISTA FORMAS & MEIOS
Desde: 03/02/2005      Publicadas: 754      Atualização: 31/10/2005

Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA


 CARANGO

  18/05/2005
  0 comentário(s)


SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL

Em sua 23ª edição, o Salão Internacional do Automóvel apresenta aproximadamente 400 supermáquinas que levarão os visitantes à sonhar. Veículos que atingem velocidades alarmantes, que vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,7 segundos. Fabricado em fibra de carbono e alumínio, como o Audi Le Mans, com motor de 610 cavalos e que chega para o evento como o carro mais veloz. Junto com ele, disputando mercado e atençõa, a Ferrari 612, que apesar de oferecer quatro lugares, mantém a potência motor de 540 cavalos. A Porsche retorna às origens, e reincorpora os faróis redondos ao modelo 911. Juntos, serão às sensações desta edição. São quase 400 carros expostos lado a lado a partir de quinta-feira 21, até o dia 31 de outubro. Essa 23ª edição conta com 28 diferentes marcas de veículos, além de estandes de acessórios distribuídos nos 80 000 metros quadrados de feira e 140 expositores.

AS ESTRELAS DO SALÃO

Montado especialmente para mexer com os sonhos dos visitantes e aficcionados por automóvel o salão trás marcas como Ferrari, Porsche, Mercedes-Benz, Maserati, BMW e outras. Mas as vedetes são às marcas de sempre. O modelo 612 Scaglietti, da Ferrari, que há seis meses fora apresentado na Itália chega como uma das grandes sensações para o salão 2004. Essa "macchina" foge às origens Ferrari quando oferece espaço para quatro adultos, substitui o 456, pois os outros têem apenas dois lugares. O 612, também oferece alta velocidade com enorme motor V12 6.0 leva o superesportivo aos 320 km/h. Já o nome Scaglietti, vem de Sérgio Scaglietti projetista que trabalhou nos primeiros anos da marca, em Modena, na Itália. É uma fera dotada de conforto e segurança. O carro estará à venda no Brasil a partir de dezembro pela módica quantia de 575 000 dólares. A General Motors apresenta nesse salão a Chevy SSR, que terá quantidade limitada, e apela aos modelos das caminhonetes Chevrolet dos anos 50. O que o diferencia dos modelos antigos são os 390 cavalos de potência no motor. A Chevy será comercializada apenas nos Estados Unidos por 40 000 dólares.
A Porsche, já em sua sexta geração, apresenta ao público brasileiro o modelo 911 com um revival: faróis redondos que haviam sete anos deixados de ser fabricados, e que novamente são integrados ao carro. O modelo chega aqui em duas versões: Carrera, com motor 3.6 de 325 cv que custa U$ 169 mil [ R$ 510 mil] e Carrera S, com 3.8 de 355 cv, e preço de U$ 187 mil [R$ 560 mil]. A Ford trás o Ford GT e o Mustang TG dois lendários esportivos americanos, em releitura moderna, sendo o GT 40, que nos anos 60 foi tricampeão na tradicional 24 horas de Le Mans - França, humilhando a Ferrari. Com motor supercharged 5.4 V8 de 550 cv de potência e torque de 69,1 kgmf prometem roubar a atenção no estande Ford. Os carros tem design elegante, alta velocidade, e poderiam pousar em qualquer heliporto. A Maserati desembraca com um sedã de altíssimo luxo como destaque para o salão. Lançado recentemente por aqui, o modelo é vendido em duas versões: executive e Sport. A marca pretende colocar 15 unidades no mercado brasileiro até o fim do ano. Ambos tem motor V8 de 4,2 litros que gera 400 cv de potência e 46 kgmf de torque. O diferencial do Sport fica por conta das rodas esportivas, kit alumínio e freios de carbono.

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVELA OUSADIA DOS CONCEITOS

Porém, quem chega com fama e como uma grande promessa para esse salão é o Audi Le Mans. O veículo vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,7 segundos. Seu motor biturbo de 610 cavalos de potência, 5.0 V10 e 76,5 kgmf de torque logo às 1 750 rpm e injeção direta de combustível FS1, mexe com os sonhos de qualquer mortal. Projetado com linhas ultramodernas, o que atrairá a atenção da imprensa e dos visitantes, carro é derivado do atual modelo de competição R8, tetracampeão da corrida de Le Mans. Fabricado em fibra de carbono e alumínio, o Le Mans, é um carro-conceito, não pode ser vendido. Serve apenas para indicar tendências automobilísticas. É bom aproveitar os onze dias em que ele estará lá, paradinho para observação, porque depois difícil será alcançá-lo, tanto na velocidade quanto no preço. O HSC - Honda Sport Concept, dá idéia de um carro de alta performance. Com design futurista e linhas agressivas, tem câmara no lugar de espelho retrovisor, que fornece ao condutor precisa visão da parte traseira. As lanternas de freio tem leds, facilitando a visualização de que vem atrás. O protótipo tem motor V6 de 300 cv. O Renault Wind, visualmente chama atenção por suas linhas angulares, dando um toque de agressividade. O protótipo mede 3,80 metros de comprimento, 1,75 de largura, 1,26 de altura, pesa 850 quilos e pode transportar até 3 pessoas.

ESTRELAS MENORES

A francesa Citröen, mostra o C3 Pluriel que promete novidades. Segundo a empresa, o C3 alia polivalência de uso, tecnologia e prazer ao dirigir. O painel do Pluriel poderá ser facilmente transformado em cinco versões. Desta forma, ele pode ser confirmado como sedã. O modelo tem motor 1.6, 16V de 110cv, caixa de câmbio Sendodrive, que permite a escolha entre o modo manual e o automatizado. A Citröen informa ainda que poderá importar o veículo a partir de 2005. A versatilidade é a palavra chave deste carro desse carro da Citröen, que também mostrará outra derivação do seu compacto premium C3, com visual fora-de-estrada. A Peugeot apresenta o modelo 307 cc [cupê cabriolete]. Em passeio com a capota erguida o " cc " em nada lembra um carro conversível. Mas bastam 25 segundos com o veículo parado ou conduzido, no máximo, a 20 km/h para transformar o cupê. Com o acionamento de um botão localizado no console, o teto é encolhido. O carro também sofreu modificações no tamanho. A nova versão é mais baixa e tem o comprimento maior que os modelos hatch. A alemã BMW vem com um carro compacto. O Série 1, menor que os outros da marca, mede 4,23 metros, ou seja, 24 centímetros menor que um sedã da série 3. Já o superesportivo SLR McLaren, com motor 5.5 V8 compressor, rende 626 cv de potência e torque 79.6 kgmf. Esses números são capazes de levá-los de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, e chegar aos 334 km / h. Esse esportivo alemão é páreo para qualquer Ferrari. A nova geraçào do cinqüentão Corvette, o esportivo mais tradicional dos Estados Unidos apresenta o C6 de potente motor 6.0 V8 de 400 cv. A adição de álcool na gasolina, implica nos ajustes do motor e, gera um impecilho da sua vinda para o Brasil. A montadora ainda não descartou a idéia da importação. Caso aconteça, o valor é de U$ 90 mil. A Volkswagem pega carona no sucesso do jipinho Ford EcoSport, e lança o CrossFox que tem visual fora-de-estrada, com motor 1.6 flexível de 101 cv a 108 cv. Também oferece suspensão elevada, quebra-mato e estepe externo. A VW apresenta o Concept R, desenvolvido para o salão de Frankfurt, 2003, e desembarca no salão de São Paulo. Tem motor central V6 de 265 cv e o som dele pode sofrer alterações de acordo com o desejo do condutor.
Alfa Romeo, praticamente, não existe mais no Brasil. A marca italiana vem para o salão com o Alfa GT que foi desenvolvido em conjunto com o centro de estilo Giovanni Bertone, conceituado designer de carrocerias. Somente para participar do salão, a Toyota não tem planos de vender no Brasil o híbrido Prius, que tem dois motores: um elétrico e outro gasolina. Já a marca britânica, Jaguar, também leva em conta o lema: o importante é ser visto, e mostra a primeira perua fabricada pela marca - que é controlada pela Ford-, famosa mundialmente por seus sedãs de luxo. O X-Type Estate, não apresenta grandes diferenças, tanto mecânica quanto visual em relação ao X-Type, o menor modelo da Jaguar.

VISITAÇÃO

Apesar de todas essas atrações, não existe expectativa de um grande aumento quanto ao número de visitantes. A organização do evento aposta na carona, já que coincide com a realização do Grande Prêmio Brasil de fórmula 1, há esperanças de aumento no público visitante. Com o Grande Prêmio pode até ser que seja batido o recorde das duas últimas edições que vem mantendo a média de 500.000 visitantes. Para esse ano, o diretor do Salão do Automóvel, Evaristo Nascimento acredita também nas possibilidades no aumento das visitas ao Parque do Anhembi, devido coincidir com o evento da fórmula 1, que acontecerá dia 24 de outubro, e isso levará mais pessoas ao salão 2004. Acredita Nascimento. [Francisco Martins]

SERVIÇO:
23º Salão Internacional do Automóvel
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1 209 - Santana
De 21 a 31 de outubro das 13h às 22h.
Entrada: R$ 10 a R$ 20,00



  Mais notícias da seção CARROS no caderno CARANGO
09/09/2005 - CARROS - MIURA: UM FORA - DE - SÉRIE
Com a liberação dos importados em 1993, os clientes cativos do Miura, os jogadores de futebol, o trocaram pelo status de esportivos estrangeiros.Um dos maiores sucessos desse período da história automotiva do Brasil foi sem dúvida o Miura. Produzido em Porto Alegre por uma empresa fabricante de bancos e distribuidora de acessórios, a Aldo Auto Cap...
06/09/2005 - CARROS - Não parece, mas é
Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a aparência típica da l...
11/08/2005 - CARROS - CLÁSSICOS AUTOMOTIVOS NA ITÁLIA
" Entre Brescia e Modena, 375 raridades percorrem 1 600 Km em rodovias comuns "A 23ª edição da mais tradicional prova de longa duração feita com veículos antigos do mundo foi realizada neste dia 21 de maio, em Modena - Itália. Uma verdadeira multidão em torno a Viale Vittorio Veneto. A prova teve início exatamente às 17h45 - horário local-, e eis q...
10/08/2005 - CARROS - CINQÜENTA ANOS DA BMW ROMI-ISETTA
O BMW para pobre, como era chamado, foi o primeiro carro a permitir aos alemães a liberdade de viajar pelo próprio país. No ano de 1955, vários foram os acontecimentos importantes como a volta para casa dos 9.626 prisioneiros de guerra alemães que estavam na extinta União Soviét...
29/07/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ 450 SEL 6.9
" Esse modelo tinha como característica a figura do motorista. Na década de 70, a crise do petróleo gerou efeitos negativos as relações comerciais em todo o mundo, prejudicou projetos em andamento e imprimiu medo dentro das empresas graças a ameaça de falta de uma das principais fontes de energia utilizadas pelo homem. Falando-se de indústria auto...
07/06/2005 - CARROS - CARRO ANTIGO: SEGURO COM RESTRIÇÕES
O crescente número de interessados por carros antigos chamou a atenção das principais seguradoras que, passaram a ver os proprietários de "velhinhos" com outros olhos. Querendo uma fatia do mercado, a Indiana Seguros lançou um produto específico para esse público. Segundo Vander Armeda, coordenador de produto, "quem for dono de veículo inscrito em ...
28/05/2005 - CARROS - Motos e motociclistas
A sensação de liberdade, aventura e velocidade são os principais fatores de sedução para os usuários e adeptos do motociclismo. Em 1904, a Harley - Davidson iniciou sua produção artesanal, fazendo valer cada centavo investido em sua compra. Uma Harley é comparada a um cheque visado: seguro. As Harley conquistaram até o governo brasileiro, tendo a p...
18/05/2005 - CARROS - DION & BOUTON
Já falou-se de inventores como Panhard e Levassor, grandes homens que contribuíram em muito com o desenvolvimento do automóvel. Um homem o Sr. Albert de Dion, mais conhecido como o marques de Dion, filho de uma família nobre da Bélgica, nasceu no ano de 1856 em Carquefou, perto de Nantes, França. A feliz associação foi com George Bouton, mecânico...
18/05/2005 - CARROS - ANDRÉ CITRÖEN
No ano de 1878, nasceu André Citroen. Os franceses nessa época já tinham o costume de inovar e de aprimorar muitos inventos e se antecipavam, mas näo esperavam o que estava para acontecer."André Citroen era de uma família humilde decendente de Holandeses. Jovem recém-formado pela escola politécnica de Paris, em 1892 aos 24 anos, fundou sua própria ...
12/05/2005 - CARROS - GRAND TORINO: LENDA SOBRE RODAS
A indústria norte-americana sempre produziu carros com motor de grande capacidade volumétrica. Os muscle car [carros musculosos] estão no imaginário dos amantes da velocidade. Uma lenda sobre quatro rodas está de volta: O Grand Torino. Imortalizado no seriado televisivo Starsky&Hutch, nas dácadas de 70 e 80, o carro estréa na telona para delírio...
03/05/2005 - CARROS - Feira de Autos
CARROS ANTIGOS, MOTOS E ROCK N' ROLLMotos incrementadas, peças raras, jeeps e carros levam semanalmente centenas de colecionadores e aficcionados pelo antigomobilismo. A feira tem uma nova atração, o Rock n'Roll é um combustível a mais para os freqüentadores. Aliás carro e rock, tudo...
03/05/2005 - CARROS - ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS
Do dia 21 a 24 de abril as atenções estarão voltadas para o X Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia, cerca de 180 Km da capital / SP. 450 carros foram inscritos para o encontro na Praça Adhemar de Barros. Durante o evento será feita uma homenagem aos 80 anos da General Motors do Brasil, que patrocina o encontro. O secretário de Turismo, ...
04/05/2005 - CARROS - GIOVANNI BERTONE - DA CARROÇA À CARROCERIA
Um dos mais famosos do mundo, Giovanni Bertone iniciou sua carreira construindo carroças em Turim - Itália. Somente depois da II Guerra Mundial começou a numerar seus projetos. Além de possuir um estilo pessoal, um carrozziere deve apresentar idéias que aliem bom gosto e funcionalidade. Isso o italiano Bertone sabia fazer como ninguém. Depois de 19...
11/03/2005 - CARROS - LA SALLE - INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA E MERCADO
Nome de um dos modelos da General Motors, criado no ano de 1927. Esses carros, com carroceria de Harley Earl, vagamente inspirados nos Hispano Suiza, foram fabricados para preencher uma lacuna existente entre os modelos Buick e Cadillac. Bem aceita, a linha La Salle teve 27 mil unidades vendidas logo no seu primeiro ano de existência. Naquele ano,...
11/03/2005 - CARROS - PORSCHE 928- UM CLÁSSICO AUTÊNTICO
Por Francisco Martins Ele não possui as tradicionais linhas da série 911 nem motor boxer traseiro, mas é um verdadeiro membro da família de Sttutgart Se você passar diante de um legítimo Porsche 928 poderá não reconhecer a linhagem característica da marca. Afinal, como pode um esportivo de Sttutgart não ter o tradicional motor boxer traseiro? E a ...
23/09/2005 - CARROS - MERCEDES - BENZ ASA DE GAIVOTA, 52 ANOS
Desde que o mundo existe, pessoas e empresas se tornam importantes tanto quanto seus feitos, e são considerados históricos e suas decisões capazes de alterar o comportamento da sociedade. Isso acontece constantemente com diretores de filmes como Alfred Hitchcock cujas produções tornaram-se clássicos. Na linha automotiva as coisas são muito parecida...
17/02/2005 - CARROS - MARCADORES
00/00/0000 - CARROS - RR 1978
17/02/2005 - CARROS - SIR ROLLS-ROYCE: O CARRO
Dia 4 de maio de 2004 foi celebrado o centenário do encontro entre Charles Rolls e Henry Royce no Hotel Midland, em Manchester, na Inglaterra. O chá das cinco entre um cavalheiro de elite e um engenheiro mecânico rendeu nada menos do que o início da lendária Rolls-Royce. O primeiro carro da marca apresentado para o público foi o Silver Ghost (Espí...
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 93
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 75
12/02/2005 - CARROS - FUSCA 63
12/02/2005 - CARROS - FUSCA - O MITO E SUA EPOPÉIA
O Fusca foi um projeto encomendado pelo governo nazista de Adolf Hitler ao engenheiro Ferdinand Porsche. Hitler desejava um carro de fácil produção e preço acessível. Veio então, o nome Volkswagen que significa " Carro do Povo". O primeiro projeto de Ferdinand Porsche foi o Volkswagen Sedan - como era conhecido, e foi equipado com um motor de do...
12/02/2005 - CARROS - MUSTANG : UM PURO SANGUE
Desde o princípio, o objetivo da Ford era produzir um carro esportivo de baixo custo de aquisição e manutenção. Ou seja, a empresa buscava o sonho de milhares de norte-americanos. Exclusivo e acessível no custo para o público americano, o carro era vendido por U$ 2 812. E , o conceito provou estar certo, pois durante os primeiros 90 dias venderam...
11/02/2005 - CARROS - ABADAL
A fábrica espanhola Abadal produziu diversos tipos de veículos, principalmente automóveis, entre os anos 1912 e 1920. Com sede em Barcelona, essa indústria foi fundada por Francisco Serramelera y Abadal, que trabalhava como representante, em Madrid, da fábrica Hispano Suiza. Os primeiros automóveis produzidos por Abadal y Cia. foram um quatro ci...



Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA
Busca em

  
754 Notícias