| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

REVISTA FORMAS & MEIOS
Desde: 03/02/2005      Publicadas: 754      Atualização: 31/10/2005

Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA


 MUSEUS

  06/09/2005
  0 comentário(s)


MUSEU BMW DE CURITIBA

O Museu BMW de Curitiba foi iniciado em 1975 com a aquisição do modelo R61. Nesta época o seu fundador João Carlos Ignaszewski ainda não imaginava que iria formar uma das maiores coleções particulares da América do Sul. A coleção é constituída por 23 motocicletas e 12 automóveis sendo que destes, 6 motos e 2 carros. O modelo mais antigo de motocicleta da coleção é uma R32 ano 1923 - o primeiro modelo de motocicleta fabricado pela BMW . O automóvel mais antigo da coleção é um modelo 315 de 1933. Todos os veículos no museu, encontram-se em estado impecável de restauração e funcionam perfeitamente.

História das Motocicletas BMW

A fábrica BMW-Bayerish Motoren Werke tem suas raízes em 1916 na fabricação de aviões, daí seu logotipo de uma hélice rodando com um fundo celeste. A performance das motos da marca pode ser resumida em baixa potência, bom torque em baixas rotações, robustez, durabilidade, maneabilidade, conforto e baixo nível de ruído. O resultado da durabilidade pode ser visto hoje, quando os exemplares desta marca, que eram raros na época, ainda estão rodando, enquanto outras marcas que eram abundantes na época são raramente vistas rodando nos dias de hoje. 1923: A R32, primeira motocicleta da marca, projetada pelo eng. Max Fritz, estréia nos salões de Paris e Berlim. Já apresenta as características básicas das futuras motos da marca: motor boxer de 2 cilindros e transmissão secundária por eixo cardã. O Museu tem um exemplar em processo de restauração.

MUSEU BMW DE CURITIBA1924: 0 chefe de desenvolvimento Rudolf Schleicher desenvolveu uma versão esportiva do motor R32 e o instala na R37, com a qual Franz Bieber conquista para a BMW. o campeonato alemão de velocidade. 1925: É apresentada a R39, primeira monocilíndrica da marca, com motor de 250cc e 6,5hp. Em 1926, Schleicher conquista uma medalha do ouro no British Six Days Off-Road 1926: Schleicher conquista uma medalha do ouro no British Six Days Off-Road
1928: Surge a BMW R62 com motor de 750cc, permanecendo como a moto de maior cilindrada da marca ate 1973. Ernst Henne vence o Targa Florio, na Itália, com uma BMW.
1929: É lançada a R11 com válvulas laterais e a R16 com válvulas na cabeça, introduzindo o quadro com seção estampada e não tubular. Ernst Henne estabelece um novo recorde mundial de velocidade em Ingolstadter Landstrasse, perto de Munique: 216km/h.
1932: A BMW lança a R12, a primeira motocicleta equipada com suspensão dianteira telescópica e também a R17. No ano de 1936, Pela primeira vez um compressor volumétrico é instalado em uma motocicleta de competição da narca. A R5 apresenta um motor boxer modificado com dois comandos de válvula no cabeçote. Já em 1937, foi lançado a R35 monocilíndrica de 341cc com caixa de marcha de 4 velocidades e a R20 com 192cc, as primeiras motocicletas com garfos telescópicos. Ernst Henne estabelece novo recorde mundial de velocidade para motocicletas: 279,5 km/h.
1938: É introduzida a suspensão traseira com pino oscilante em 4 modelos, dentre os quais estão a R51 (o Museu tem uma em restauração ) e a R61. A BMW produz a sua moto de número 100 000.

A BMW consegue os dois primeiros lugares no Senior TT da IIha de Man. Schorsch Meier se torna o primeiro piloto estrangeiro a vencer essa prova inglesa em Man corn uma moto não britânica, seguido pelo companheiro de equipe, o inglês Jock West. No ano de 1941, eis que surge a R 75 militar, equipada con side-car e tração na motocicleta e no side-car (veja o sistema de tração junto com a foto).Surge a R 75 militar, equipada com side-car e tração na motocicleta e no side-car.

Schorsch Meier vence o campeonato alemão, repetindo a proeza nos anos de 1948, 1949, 1950 e 1953. Após a guerra, 1948 a fábrica estava praticamente destruída. Um pequeno grupo de funcionários conseguiu começar a montar novamente as motocicletas se utilizando de peças que sobraram dos modelos militares iniciando a produção em 1948 com o modelo R24 250cc de "rabo duro". 1950:São apresentadas a R25 monocilíndrica com pino oscilante na traseira e a R 51/2, a primeira boxer do pós-guerra feita ainda com peças que sobraram da guerra.São apresentadas a R25 monocilíndrica com pino oscilante na traseira e a R 51/2, a primeira boxer do pós-guerra feita ainda com peças que sobraram da guerra.

1951: É lançada a R 51/3, o primeiro novo modelo boxer do pós-guerra, com novo desenho e tecnologia. Ficou conhecida como "a indestrutível", tamanha era a resistência e qualidade das peças empregadas na sua fabricação. 1952 o modelo esportivo R68 recém lançado se torna a primeira moto alemã de série a atingir 160 km/h. Em 1953 foi lançada a R25/3 , monocilíndrica com a mesma tecnologia da série /3.

1954: Wilhelm Noll e Fritz Cron conquistam o primeiro titulo de Campeões do Mundo de velocidade em side-car. o que se seguiria com mais 19 títulos na modalidade até 1974.
1955: : São lançadas as R50 e R69 equipadas coma nova suspensão traseira de quadro elástico, muito mais eficiente e introduzem o garfo dianteiro Earless, a melhor solução encontrada até hoje para a utilização de side-cars.

1956: Lançada a R26, a monocilíndrica com garfo Earless e a R60 de 600cc.
1960: Introduzida a série /2 das R50 e R60, além das esportivas R50 S e R69 S. A partir de 1963 passam a utilizar o pisca modelo "olho de onix" na extremidade do guidon.

1970: A fábrica de motocicletas se transferiu de Munique para Berlim, aproveitando-se de incentivos do Governo alemão necessários para produzir uma motocicleta mais econômica que pudesse competir com as japonesas. Introduzindo então a série /5. e a
1973: São introduzidas os modelos da série /6 com modelos de maior cilindrada com 900cc, a esportiva R90 S. Pela primeira vez uma motocicleta BMW de série ultrapassa a marca dos 200km/h. É a resposta alemã ao sucesso da CB750 da Honda.

1976: A BMW introduz a série /7 incluindo a R100RS de 1000cc, a primeira moto de série no mundo de série com carenagem integral. O sucesso da carenagem foi tão grande que imediatamente os proprietários dos modelos anteriores (a partir da R75) atualizaram suas motocicletas incorporando a carenagem da R100RS. Juntamente com a R100RS foi lançada a R100S (65hp e carenagem igual a da R90S) e a R100 (60hp). A carenagem esportiva da R100RS, em 1978 é transformada em carenagem turística na R100RT. Em 1980, é apresentada a R80 G/S enduro, com a revolucionária suspensão traseira Monolever. [ F. MARTINS ]



  Mais notícias da seção MUSEUS no caderno MUSEUS
19/09/2005 - MUSEUS - Museu Republicano de Itu
O Museu Republicano \"Convenção de Itu\" é um museu histórico, dedicado ao período conhecido como \"República Velha\" (1889-1930). Oficialmente inaugurado em 18 de abril de 1923 como extensão do Museu Paulista, foi com esse museu incorporado à Universidade de São Paulo em 1963. Situado na cidade de Itu e integrado à sua região, tem funcionado como ...
17/09/2005 - MUSEUS - Museu Imperial de Petrópolis - RJ
Por: Francisco MartinsFotos: Arquivo AgênciaFMO Museu Imperial, foi inaugurado em 16 de março de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. E está instalado no antigo Palácio de Verão do Imperador D. Pedro II, cuja construção durou quase duas décadas - 1845/1862, e deu origem a uma vila, hoje, a cidade de Petrópolis. A planta e o projeto da cidade...
04/08/2005 - MUSEUS - MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO
Criado em 1946, o Museu do Expedicionário ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, com destaque para a participação dos soldados paranaenses. Com farto material histórico, incluindo muitas ilustrações, mapas, livros e documentos da época. Estão expostos vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expe...
03/08/2005 - MUSEUS - Museu Oscar Niemeyer
Seguindo projeto de Oscar Niemeyer, mais novo museu de Curitiba foi inaugurado em novembro de 2002, exatamente com o nome de Novo Museu. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu projetista. O que chama atenção é a rapidez com que o Museu foi erguido, em menos de sete meses, e estima-se que custou aproxima...
08/06/2005 - MUSEUS - IMPERIAL WAR MUSEUM - Londres
Com uma mostra que remonta a história dos principais conflitos no mundo, o Imperial War Museum é bastante popular e uma ótima referência para quem quer entender a história da Europa. Algumas de suas obras são interativas e há uma replica de um campo de batalha do início do século, com trincheiras e reproduções de bombardeios.Inaugurada em Junho de ...
29/08/2005 - MUSEUS - Museu Victor Meirelles
está instalado na casa onde nasceu o artista, um sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século 18, construído na esquina das antigas Rua da Conceição e Rua da Pedreira - atuais Victor Meirelles e Saldanha Marinho, respectiva- mente. Construção inter-mediária entre o tradicional porta-e-janela e os sobrados requintados.Horário de VisitaçãoD...
05/08/2005 - MUSEUS - MEMORIAL DO IMIGRANTE
Com os rumores da abolição e os movimentos libertários, os fazendeiros preocupavam-se com a falta de mão-de-obra para lavoura do café. Bem relacionados politicamente, já vislumbravam nos imigrantes europeus, a continuidade do serviço-escravo, visto que a imigração começou a ocorrer no ano de 1870, anterior a assinatura da Lei Áurea em 1888. Com a...
22/02/2005 - MUSEUS - MCB- Referência no Mobiliário Brasileiro
Móveis, alfaias e objetos de decoração que retratam a vida e os costumes das famílias brasileiras dos últimos quatro séculos. O acervo do Museu da Casa Brasileira, de São Paulo, em seu variado painel que mostra e conta a história da evolução do móvel ...



Capa |  ARTES PLÁSTICAS  |  ARTESANIA  |  ATUALIDADES  |  CARANGO  |  CHARGE  |  CINEMA ANTIGO  |  CLÁSSICA  |  CONTANDO HISTÓRIAS  |  CRÉDITOS  |  CULTURA  |  DEAD ROCK  |  DISCOS / SHOWS  |  EDITORIAL  |  EXPOSIÇÕES  |  F&M FEMININA  |  F&M WORLD  |  FILMES EM CARTAZ  |  FOTOTECA  |  GALERIA VISCONDE  |  GIGANTES DO JAZZ  |  IMPRENSA  |  LITERATURA  |  MAURÍCIO CARDIM  |  MPB  |  MUSEUS  |  PARCERIAS  |  PERSONALIDADES  |  PINTORES  |  PORTFÓLIO  |  PROJETOS  |  QUEM SOMOS  |  RÁDIO  |  REDAÇÃO  |  SAÚDE  |  SPcentro  |  TEATRO  |  TELEVISÃO  |  TENDÊNCIAS  |  TVZONA
Busca em

  
754 Notícias